Cidades brasileiras que estão há mais tempo sem chuva ficam no norte de Minas Gerais
08/09/2024
Verdelândia de Nova Porteirinha são cidades vizinhas que, juntas, não têm mais do que 15 mil habitantes. Segundo o Cemaden, são 155 dias sem chuvas na região. Cidades de Minas Gerais estão há mais de 150 dias sem chuva
As duas cidades brasileiras que estão há mais tempo sem chuva ficam no norte de Minas Gerais.
Quarenta quilômetros separam Verdelândia de Nova Porteirinha. Cidades vizinhas e pequenas, juntas não têm mais do que 15 mil habitantes. Segundo o Cemaden, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, as duas cidades estão no topo do ranking da estiagem no Brasil. São 155 dias sem chuvas na região. O Rio Verde Grande é reflexo disso, está quase seco.
“Os que têm água do poço, ficam usando só a água do poço. E os que não têm, vão longe até um poço de água”, conta a lavadeira Valdivina Ferreira da Silva.
Na estação meteorológica de Nova Porteirinha, o registro da última chuva é de 6 de abril.
"Foi de 5,8 mm. É até consideravelmente preocupante, porque nos últimos quatro anos, nesse período, já teve uma chuva ou outra que demostrou uma certa regularidade. Então, já fazia quatro anos que não havia cinco meses sem chuva interrupta", diz João Batista Ribeiro Reis, pesquisador em irrigação – EPAMIG.
Cidades brasileiras que estão há mais tempo sem chuva ficam no norte de Minas Gerais
Jornal Nacional/ Reprodução
Era de um lugar que o produtor rural Ivo Martins da Silva tirava água para tratar dos animais. Mas há muito tempo o cenário é de terra seca. A situação só não está pior porque ele tem um poço artesiano que mantém o abastecimento na propriedade.
"Sabendo que ele é um poço fraco. Estou passando mais medo é do fogo ganhar nessa serra aí e fazer igual ao Pantanal. Agora, só Deus, porque essas coisinhas aqui queimam", conta Ivo Martins da Silva.
LEIA TAMBÉM
Seca no Amazonas aumenta queimadas no Pantanal e leva estiagem pelo Brasil; entenda
Seca de 2024 no AM pode antecipar recorde histórico de 2023, estima Defesa Civil