Mais de 80 famílias quilombolas recebem Cadastro da Agricultura Familiar em Monte Alegre
19/10/2025
(Foto: Reprodução) A Emater garante o acesso a políticas públicas aos povos tradicionais
Agência Pará/Divulgação
Mais de 80 famílias do Quilombo de Passagem, localizado a 87 km da sede municipal de Monte Alegre, no oeste do Pará, foram beneficiadas com a entrega do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e de 245 Carteiras do Produtor Rural. A ação foi realizada nesta semana pela Emater-Pará, em parceria com o Governo do Estado, e garante aos moradores o acesso a programas federais, como o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que permite a aquisição da casa própria.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
De acordo com o presidente da Associação de Remanescentes do Quilombo de Passagem, Haroldo dos Santos, a comunidade é acompanhada pela Emater há quase uma década, recebendo apoio técnico para atividades como criação de galinhas e suínos, cultivo de macaxeira e produção de farinha e rapadura.
“Sempre tivemos esse apoio e assistência necessários para melhorar nossa produtividade e qualidade de vida. Sempre que precisamos, a Emater nos ajudou”, afirmou Haroldo.
O supervisor da Emater no Médio Amazonas, Alain Xavier, destacou que a entrega dos documentos fortalece o acesso dos povos tradicionais a políticas públicas e amplia as possibilidades de geração de renda.
“Com os novos CAFs, os quilombolas poderão acessar benefícios como o PNHR e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Nosso objetivo é que cada vez mais direitos cheguem a esses territórios”, explicou.
Segundo Xavier, ações como essa fazem parte do compromisso histórico da Emater com as comunidades tradicionais do Pará.
Emater planeja melhorias para enfrentar desafios da produção rural em 2025
“Já atuamos há mais de 30 anos em quilombos como o Pacoval, em Alenquer. Nosso papel é garantir assistência técnica e extensão rural, levando dignidade e oportunidades”, completou.
A Emater-Pará mantém a Política de Direitos Difusos e Coletivos, criada em julho de 2023, que prioriza a equidade de gênero, raça e etnia, assegurando atendimento técnico a povos indígenas, comunidades quilombolas e mulheres rurais, entre outros segmentos.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região