'Um homem feliz e de sorriso lindo': Quem era o jovem encontrado morto após procurar cavalo em Uberaba
30/08/2025
(Foto: Reprodução) ismael silva jovem morto uberaba
Reprodução/Redes Sociais
Encontrado morto na tarde de quarta-feira (27), Ismael Silas, de 21 anos, deixou a vida da família marcada pelo sorriso . Segundo a irmã Mariá Estefanni, ele foi um homem feliz, animado, brincalhão e que deixou diversos sonhos enraizados ao longo da vida.
O corpo do jovem foi localizado em um córrego próximo à Rua das Esmeraldas, no Bairro de Lourdes, em Uberaba, depois que Ismael desapareceu após sair para procurar um cavalo no domingo (24). Segundo familiares, o jovem sofria de convulsões há 4 anos e usava medicação controlada.
"Ele era presente na vida de todos os irmãos, demonstrava amor e carinho do jeito dele. Ele era um homem incrível e que deixa muita saudade. Sempre estava pronto para ajudar o próximo", relembrou a irmã.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
O sepultamento de Ismael na quinta-feira (28), no Cemitério Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, em Uberaba. De acordo com a família, não houve velório devido ao estado do corpo, que apresentava inchaço.
Nas redes sociais Ismael gostava de publicar frases criadas por ele, dentre elas uma diz: "Maior do que a tristeza de não ter conseguido, só a vergonha de não ter tentado".
Família questiona atuação do Corpo de Bombeiros
Ismael e família
Reprodução/Redes Sociais
A família de Ismael também fez críticas à atuação do Corpo de Bombeiros durante as buscas. Segundo os parentes, eles sentiram falta de comprometimento por parte da corporação e relataram que, nos primeiros dias, as equipes teriam realizado buscas superficiais.
Segundo os familiares, no domingo à noite, logo após o desaparecimento, os bombeiros estiveram no local por cerca de duas horas. Já na segunda-feira, uma equipe com três pessoas teria afirmado à Polícia Militar que não havia analisado a área onde o corpo foi encontrado e que não enviaria cães farejadores.
Ainda de acordo com os parentes, foi prometido o envio de uma nova equipe na terça-feira, o que não teria acontecido.
A família conta que chegou a procurar a imprensa para pedir apoio e denunciar o que chamam de descaso. Por volta das 16h daquele mesmo dia, os bombeiros retornou com um drone, mas a operação durou menos de duas horas.
“Ficamos totalmente por conta própria na procura do Ismael. Estamos muito chateados e assustados com a falta de comprometimento, principalmente porque eles tinham todos os equipamentos necessários para encontrá-lo”, disseram os parentes.
Corpo encontrado
O corpo de Ismael foi encontrado na tarde de quarta-feira (27). Ele foi localizado em um córrego próximo à Rua das Esmeraldas por voluntários e bombeiros civis.
Segundo o boletim de ocorrência, o corpo estava em um ponto de difícil acesso, de barriga para baixo. A Polícia Civil esteve no local, mas não conseguiu verificar possíveis lesões devido à lama e ao mato que encobriam a vítima.
O corpo foi retirado da água e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passou por exames que apontarão a causa da morte.
"No dia 27, Ismael foi encontrado e levado ao IML, que não pôde confirmar a causa da morte devido ao estado de decomposição do corpo. Informaram apenas que não houve afogamento, queda fatal ou sinais de homicídio, e que a morte pode ter sido por causas naturais, mas sem certeza. O prazo estimado para o laudo final é de 30 a 60 dias. Recebemos o atestado de óbito sem a hora do falecimento e estamos revoltados por termos enterrado Ismael sem saber o que realmente aconteceu", contou Mariá.
LEIA TAMBÉM:
Corpo de homem desaparecido há 4 dias é encontrado dentro de cisterna
Corpo de homem é encontrado em canavial após dois meses desaparecido
Mãe vive angústia por filhos que sumiram com o pai durante as férias
Ismael desapareceu ao procurar cavalo
De acordo com familiares, Ismael foi visto pela última vez quando saiu para procurar um cavalo em uma área de mata próxima ao Bairro José Barbosa.
Após o desaparecimento, as buscas foram realizadas pelo Corpo de Bombeiros, enquanto parentes e amigos percorreram hospitais e regiões próximas em busca de informações. O corpo só foi encontrado quatro dias depois.
Em nota, a Polícia Civil informou que apura os fatos e aguarda a conclusão de laudo pericial para atestar as circunstâncias e a causa da morte.
Buscas continuam por jovem desaparecido em área de mata em Uberaba
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas